top of page

Encoder à prova de explosão - conheça o AX65

Atualizado: 6 de fev. de 2020


encoder absoluto

Com 70 mm de profundidade e 59 mm de diâmetro (metade do tamanho dos encoders convencionais à prova de explosão) o novo encoder ACURO® AX65 da Hengstler é extremamente útil para engenheiros de sistemas que procuram soluções compactas.

Além disso, o fato de que o dispositivo pode ser substituído independentemente do cabo, a presença de menos parafusos na cobertura e a possibilidade de configuração em rede (menos cabos) fazem do AX65 uma proposta atrativa para clientes que procurem reduzir o custo total de propriedade (TCO).

Entre as diversas características, a certificação internacional de resistência a explosões (tanto ATEX como IECEx para a industria mineira, gás e poeira) torna o AX65 ideal para os mercados globais que incluem plataformas de petróleo e gás, minas e fábricas de produtos químicos.

encoder absoluto

Apenas dois parafusos são necessários para fixar a caixa de terminais

Além disso, a equipe de design da Hengstler garantiu também que o AX65 é igualmente excepcional em ambientes expostos permanentemente a água salgada (graças ao uso de invólucros em aço inoxidável aptos para aplicações marítimas), e a resistência a impactos de 2000 m/s² e a capacidade de carga do veio axial/radial de 300 N possibilitam um elevado número de aplicações, como em linhas de produção de laqueação, sistemas de enchimento e de engarrafamento, misturadores e silos.

Apesar de seu tamanho, não foi realizada quase nenhuma concessão no desempenho do AX65. A unidade foi sujeita a vastos testes em instalações de clientes específicos, particularmente daqueles em que houve falhas dos encoders anteriores devido a uma falta de robustez.

As aplicações de teste em clientes típicos incluíram a transmissão de posição precisa e fiável em gruas, guinchos e outros tipos de equipamento de transporte de material em sistemas de exploração de petróleo offshore e onshore. Importante também é o facto de o encoder poder funcionar com temperaturas ambiente até -40°C.

Não foram reportados problemas relacionados com falha de robustez no encoder AX65 durante os testes com duração de três anos. Uma vez que o encoder não possui nenhum disco (a leitura é realizada magneticamente), o AX65 é especialmente resistente ao choque (200 G) e a vibrações (30 G). O uso de tecnologia magnética tanto para a leitura de volta única como para a nova tecnologia eletrónica multi-voltas do encoder torna o AX65 extremamente conffiável em ambientes operacionais muito exigentes.

O novo sistema multi-voltas é totalmente autossuficiente (sem bateria) e não possui partes de contato nem engrenagens para assegurar zero desgaste e uma longa vida útil. De facto, o TCO reduzido é uma característica especial do AX65.

Por exemplo, não só o encoder pode ser instalado de maneira fácil e rápida devido ao sistema de conexão rápida flexível, como também, em caso de manutenção, o encoder completo pode ser substituído independentemente do cabo. Isso representa uma vantagem significativa, visto que muitas plataformas usam cabos com 40 m ou mais de comprimento. Esses cabos são pesados e complexos, e precisam ser instalados em tubagem. Por esse motivo, substituir o cabo e o encoder pode ser extremamente difícil e caro se não puderem ser substituídos individualmente.

Os utilizadores pode optar por interfaces SSI ou CANopen

Outra inovação de design que facilita a manutenção é o uso de apenas dois parafusos na caixa de terminais deste dispositivo com grau de proteção IP66/IP67 (imagem 2). A Hengstler sabe que muitos encoders equivalentes usam seis ou mesmo oito parafusos e a proteção contra corrosão insuficiente torna essas unidades muito difíceis de instalar.

O AX65 possui parafusos especiais aglutinados para proteção contra poeiras, água e corrosão. Outras inovações úteis no design incluem uma classificação de carga do veio que reduz a necessidade de módulos de carga e a opção de interface SSI ou CANopen, o que permite economizar nos custos de cabeamento ao possibilitar uma configuração em rede.

Por fim, não importa quão exigente ou desafiante é a aplicação, o compacto e rentável AX65 é uma garantia de segurança e confiabilidade e representa uma evolução na seleção, implementação e manutenção de encoders à prova de explosão.


Confira também
bottom of page