Contadores para área classificada: novas opções

Atualizado: Fev 7


Contadores totalizadores, contadores de tempo e sensores de proximidade agora também estão disponíveis com certificação ATEX.

Os contadores pneumáticos totalizadores e de tempo séries 495, 497 e 499 e os sensores de proximidade Hengstler 490 são agora certificados pela ATEX. Eles são, portanto, ideais para uso em ambientes com atmosferas potencialmente explosivas.

Contadores e interruptores pneumáticos são a melhor escolha sempre que versões eletrônicas ou mecânicas não devam ser usadas por razões de segurança.

Isso se aplica às áreas onde os pós inflamáveis ​​são transportados, bem como às empresas de processamento de petróleo e gás.

Os totalizadores pneumáticos, contadores de tempo e interruptores de proximidade Hengstler também são uma alternativa poderosa aos modelos mecânicos, eletrônicos ou eletromecânicos, porque, ao contrário deles, funcionam perfeitamente mesmo em ambientes com altos níveis de poeira ou interferência eletromagnética.

Os contadores pneumáticos Hengstler também facilitam a configuração de sistemas de controle em ambientes perigosos do que com medidores eletrônicos ou PLCs, e também são à prova de explosão.

As áreas de aplicação ideais incluem z. Como controles de invólucros pressurizados em área Ex ou o controle de vibrações periódicas em transportadores de vibrações com produtos explosivos.

Operação precisa e livre de manutenção

Os contadores da série 497 são rápidos e fáceis de instalar e podem ser facilmente operados através da função de ajuste de chave.

Eles são fornecidos com pulsos de ar comprimido através de um encaixe de mangueira (M5) ou um conector rápido.

Dependendo do projeto, os contadores adicionam esses pulsos de zero e, quando um valor pré-selecionado é atingido, emitem um sinal de saída pneumático (adicionando a versão) ou subtraem os pulsos de um valor predeterminado (subtraindo a versão).

Ambas as versões têm um display de três ou cinco dígitos, são livres de manutenção e trabalham em uma faixa de temperatura de 0°C a um máximo de 60°C confiável e preciso (para aplicações Ex).

Os medidores são operados a uma pressão operacional entre 2 e 6 bar.

Determinação da posição também em áreas potencialmente explosivas

As chaves de proximidade pneumáticas 490 da Hengstler detectam a posição exata de peças, ferramentas ou componentes da máquina na sala sem contato.

Eles emitem um sinal pneumático quando um campo magnético ou uma peça de ferro se aproxima de sua faixa de detecção.

A detecção funciona mesmo se houver uma parede de material não magnético entre o objeto e o comutador.

Graças à sua compactação, os interruptores são adequados para inúmeras aplicações, por exemplo. B. determinar a posição de correias transportadoras em sistemas de transporte ou cilindros pneumáticos em máquinas e equipamentos.

Os sensores de proximidade operam a uma pressão de operação entre 2 e 6 bar, mas não requerem um suprimento permanente de ar comprimido.

Eles podem ser usados ​​em uma faixa de temperatura de 0 ° C a +60 ° C e, portanto, são versáteis.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Hengstler, clique aqui!

#contador #hengstler #contadorareaclassificada #contadorpneumático

Confira também